Quero uma criança para ser presidente do Brasil!


Uma criança, quando é apenas uma criança pensa que pode mudar o mundo. Está tudo em suas mãos, ela pode voar, pode comer comida de cachorro, pode pular muito alto, pode até sair correndo pelada pela rua. Tudo isso, sem vergonha, sem medo de ser feliz, na maior inocência de seus coraçõezinhos. Quando se é criança, você tem vontade de ir pra lua, de ser bombeiro, para salvar as pessoas, ou ser veterinário para pegar todos os bichinhos de rua que não tem teto e passam fome e abrir uma casa e colocar todos lá dentro, de ser presidente do Brasil, pra dar um jeito nessa palhaçada, vive mandando seus pais botarem o cinto de segurança, pois aprendeu na escola que isto é o certo. Que ninguém jogue lixo na rua, ou desperdice água, nossa... Você vira uma fera! Com suas mãozinhas vai lá e recolhe o lixo, ou desliga a torneira e já segue dando lição de moral em quem cometeu este crime. Assim era eu. Aí... O tempo vai passando, você vai crescendo, vê que as coisas não são tão fáceis como pareciam. Ah! Só um papel de bala no chão, ou lavar o carro com a mangueira aberta não vai fazer diferença, se os outros não fazem porque hei de fazer? É... Aí já chegam as mentiras, começa a mentir pros pais, pros amigos, pro namorado, e, vai virando uma bola de neve, você já fica acostumada com a situação, que nem da mais bola pra corrupção que acontece em seu país, afinal, isto não te atinge (diretamente). Não quer mais nem saber de ir pra lua, muito menos quer se meter na presidência do país, o único motivo hoje, seria o dinheiro, mas não vale a pena pela incomodação. Veterinário? Numa simples viajem pegando a BR você vê em torno de três animais mortos na pista, e isto não te choca mais. A sua vida virou, trabalhar, ganhar o dinheiro para levar uma vida meia-boca, dormir, sair com os amigos, sem fazer nada de produtivo, e se um dia precisar fazer um favor a eles, se for ao raio de 10 metros, você faz. As crianças são o futuro do nosso país, pois eu acho que deveríamos fazer nosso futuro agora, se todos voltassem a pensar como pensávamos quando éramos criança, com certeza o mundo ia ser mais colorido. E eu sinto falta, porque no fundo tem uma criança dentro de mim querendo sair, mas são tantas as responsabilidades, que se viermos com uma idéia fora dos padrões agente vira maluco. Agente relaxa, se acomoda, e é assim deixando pros outros fazerem o que agente poderia estar fazendo, “empurrando com a barriga” que tudo vai perdendo valor, que tudo vai decaindo. Ai! Se continuar escrevendo isso, alguém pode ler, tenho que voltar para o meu trabalho, para ganhar meu dinheiro, ir ao bar com os amigos e então ir pra casa dormir, afinal, é assim a vida da maioria das pessoas, e eu não posso aqui, sair do padrão certo? Boa noite. Vivam suas vidas do jeito certo! Pense sobre o assunto, dê mais valor aos pequenos detalhes, converse com uma criança, você faz a diferença.

Priscila Demarch, 20/09/06

[foto, eu e meu sobrinho-afilhado Ramon em dezembro de 2007]